CHAVES DA LUZ

Chaves da Luz

Em uma postagem anterior, dediquei-me à questão da chamada “música espírita”, descrevendo as diversas visões que esse termo poderia assumir conforme pessoas diferentes o utilizassem.

Após assistir ao filme “Causa e Efeito“, tive curiosidade em conhecer mais profundamente o trabalho do grupo “Chaves da Luz”, responsável pela trilha sonora do filme. Adquiridos os dois CDs lançados até o momento e lidos releases e entrevistas, ainda tive algumas dúvidas e entrei em contado diretamente com Kethelin e Felipe, que gentilmente responderam minhas perguntas, dando origem a uma pequena entrevista.

O grupo Chaves da Luz é formado por Kethelin Cocchi e seu sobrinho, Felipe Rico. O grupo foi criado em 2009 quando a cantora e compositora decidiu criar músicas que unissem letras sobre sentimentos, positividade e energia ao estilo “Rock Sinfônico”, que mistura o rock à suavidade dos instrumentos eruditos. A inspiração para o nome “Chaves da Luz” veio do nome da primeira banda da qual os dois participaram juntos, “Keys of the Light”, que teve sua origem em 2001 e possuía uma temática parecida, mas com músicas em inglês. As letras, em sua maioria, são escritas em parceria com Suely Cocchi (mãe/avó dos cantores), mas ambos também participam no processo de criação. Por conta de sua temática, o Chaves da Luz teve grande aceitação no meio espiritualista e tem se apresentado em diversas casas espíritas, além de outros eventos.

Após o sucesso do primeiro CD: “Chaves da Luz”, o grupo apresentou seu segundo álbum: “Coração do Universo”. O trabalho conta com a produção de Andria Busic, vocalista e baixista da banda Dr. Sin. Já a música “Segredos do Amor“, parte da trilha sonora do filme “Causa e Efeito“, não pertence a nenhum CD e pode ser baixada gratuitamente no site oficial do grupo.

Chaves da Luz 2

Aqui vai a pequena entrevista:

– Qual a sua formação musical?

Kethelin: Eu comecei a estudar música bem pequenina, aos 5 anos. Mas até os 14 só “enrolava” e não estudava como deveria. A partir dessa idade sim, comecei a me dedicar a música realmente. O piano foi o instrumento que mais me dediquei, concluindo o ensino superior. O canto lírico e a composição vieram após o término da faculdade de música e de pedagogia que acabaram por me fazer “abandonar” de certa maneira o estudo do piano. Estudei flauta doce, transversal e bateria, mas durante menos tempo, cerca 3 ou 4 anos cada um deles. Cheguei a ter noções de outros instrumentos como violão e violino, mas dada necessidade de estudo intenso, principalmente do segundo, acabei por fazer apenas alguns meses.

Felipe: Assim como a Kethelin, comecei a estudar desde pequeno – por influência dela (risos). Ela foi minha professora de piano por vários anos, mas sempre fui um aluno rebelde. Aos 11 anos, ela descobriu que eu cantava e me incluiu no projeto que tinha para a banda Keys of the Light. Até 2006, atuei na banda como backing vocal e, a partir desse ano, passei também para o teclado. Depois disso, meu verdadeiro interesse pela música surgiu e comecei a “passear” pelo instrumentos. Estudei um pouco de guitarra, violão, baixo, bateria, violino… mas me apaixonei mesmo pelo canto e passei a estudá-lo melhor. Hoje tenho meu foco unicamente nisso! 🙂

– Na música do “Chaves de Luz” noto a influência do Nightwish, mas também sinto toques de bandas de rock progressivo nacionais e estrangeiras dos anos 70 (Bacamarte, Rick Wakeman e Jethro Tull). Essa influência é consciente?

Kethelin: Essa influência notada pelas pessoas é muito interessante!! Nenhum de nós tem como influência o rock progressivo, mas geralmente é o primeiro estilo mencionado pelas pessoas que escutam nosso trabalho! Cada um dos integrantes que participaram da gravação do cd tem uma influência diferente, eu por exemplo, tenho por base a música erudita, Nightwish e bandas do estilo, Queen, e outras bandas mais ligadas ao metal, como Metallica, Iron, Pantera e outras. Já o gosto do guitarrista, baterista e baixista estão entre metal melódico, classic e hard rock.

Felipe: Realmente, é o estilo que as pessoas mais associam. Eu mesmo conheço pouco de progressivo. Meu gosto musical vai desde músicas mais calmas, como trilhas sonoras, até pop e metal. Tenho uma influência bem mista! (risos)

– Ambos participaram da banda Keys of Light ou somente a Kethelin?

Kethelin e Felipe: Nós dois fizemos parte do Keys of the Light.

– Como vocês se definiriam? Um grupo musical espírita, espiritualista, ou um grupo musical formado por espíritas?

Kethelin: Nossa… essa é mais difícil de responder (risos). Bom, certamente o último não seria, pois nem todos são espíritas… mas acredito que a definição seria : um grupo musical que insere mensagens espíritas e espiritualistas num contexto romântico/poético para que tanto espíritas como não espíritas possam ouvir. 🙂 A ideia é “plantar” a semente da doutrina, para que espíritas compreendam sem dificuldade, e para que não espíritas tenham curiosidade de se informar a respeito.

Felipe: É uma ótima pergunta. Desde o Keys of the Light, nossas letras falam sobre natureza, sentimentos e coisas positivas. Então a ideia era continuar passando essas mensagens, mas em português. Acredito que letras de música, numa ideia geral, possuem uma interpretação diferente para cada pessoa. Então tanto podem ter uma interpretação espírita quanto… “pessoal”, digamos. Como um não-espírita, apesar de entender a interpretação espiritualista, tenho outras ideias sobre cada letra. E acho isso bem interessante! Então realmente não sei dizer onde o Chaves da Luz se encaixaria nessa pergunta. (risos)

– Os temas de suas canções são sempre mais universais, falando do amor e da Natureza. Esse será o foco sempre ou vocês têm planos para uma música, digamos, mais doutrinária?

Kethelin: Algumas das nossas músicas já tem temas mais direcionados a doutrina ou a temática espírita como é o caso de “Viagem Astral” do nosso primeiro CD e “Lágrimas do Céu” do segundo. Mas pretendemos manter sempre uma temática universal, justamente para que todos possam compreender.

– Li numa entrevista mais antiga que vocês tinham como sonho fazer mùsica para cinema. Isso acabou acontecendo num dos episódios de “O Filme dos Espíritos” e, agora, com o filme “Causa e Efeito”. Isso ocorreu naturalmente ou foi uma busca calculada?

Kethelin: Com certeza de forma natural!! Quando entreguei o CD do Keys of the Light para o André Marouço há alguns anos atrás, a intenção era de gravar um clipe… mas era justamente a época em que os curtas que compuseram o “Filme dos Espíritos” estavam sendo produzidos. Daí veio o primeiro convite. Fiz a trilha que, felizmente, foi premiada pela Mundo Maior filmes e, 4 anos depois, quando entreguei o segundo CD (já do Chaves da Luz) com a mesma intenção de gravar um clipe, que até então não havia se concretizado, veio o segundo convite: pra fazer a trilha do longa “Causa & Efeito”. Só que dessa vez não foi feito apenas um clipe, mas 2; tanto da música tema do filme (Segredos do Amor) quanto da faixa Teu Olhar do nosso CD.

– Pretendem fazer mais trilhas sonoras? Sempre de filmes espíritas ou em geral?

Kethelin: Sem dúvida! Fazer trilha sonora é maravilhoso!! Tanto para filmes espíritas como para outros que por ventura surgirem.

– Qual a relação de ambos com a Doutrina Espírita?

Kethelin: Sou espírita desde os 12 anos, quando comecei a frequentar cursos de Bioenergia com minha mãe. Meu irmão (pai do Felipe) é coordenador da desobsessão há cerca de 20 anos. Após o desencarne do meu pai há 9 anos atrás , nos tornamos muito mais presentes no centro.

Felipe: Sempre tive ligação com o meio espírita pois, como a Kethelin disse, meu pai é coordenador da desobsessão desde que eu consigo me lembrar (risos). Cheguei a conhecer algumas coisas, tenho alguma noções, mas não me “apeguei”, digamos. Nunca fui ligado a qualquer religião, talvez por ter crescido em ambientes bastante distintos. Um lado da família espírita, o outro católico, alguns ateus, escola católica…. acabei ficando no espaço neutro (risos).

– Noto um cuidado muito grande com os teclados nas suas composições. Quem é o tecladista?

Felipe: Sobre o tecladista, atualmente, o Chaves da Luz é composto somente por nós dois. Alguns músicos participaram da gravação das nossas músicas mas não são integrantes do grupo. A parte de teclados foi dividida entre nós. A Kethelin gravou com o instrumento propriamente dito e eu criei trechos de orquestra sintética.

Site Oficial:

http://www.chavesdaluz.com.br/

Sobre Maurício M. Vilela

Espírita desde a adolescência, tenho tentado estudar o suficiente para saber separar o joio do trigo.
Esse post foi publicado em Música Espírita. Bookmark o link permanente.

2 respostas para CHAVES DA LUZ

  1. Antonio Crialesse disse:

    Como sempre um primor de pesquisa Dr. Mauricio Vilela. Muito interessante!!!! Abs

  2. Marcos disse:

    Interessante. Não conhecia. Tim e Vanessa (a dupla) já faz parte do meu playlist.
    Boa dica.

Deixe um comentário